12 Tons de Pele

Quem me conhece sabe que invisto em material artístico e para artesanato desde criança. Não posso dizer que coleciono porque muitos deles eu uso em trabalhos. Gosto de ter tudo por perto e de poder analisar as combinações antes de iniciar a confecção de um produto. 
Mas também existem aqueles materiais que eu compro "só para ter... quem sabe um dia eu precise?!"

Esta caixinha de giz de cera foi comprada com um propósito.

Eu amo desenhar, mas sou definitivamente péssima desenhista. Talvez se eu fizesse algum curso e adquirisse técnicas eu passasse ser uma desenhista menos pior. Enfim. Lápis de cor, giz de cera, canetinha.... tenho muitos. Guardados. "Quem sabe um dia....?!"

Recebo pedidos assim: "Quero uma boneca com um tom de pele normal".
Não é maldade, nem preconceito explícito. É força do hábito, é cultural.
Eu mostro a foto e comento: "todo tom de pele é normal."
A ideia não é ridicularizar o pensamento, desdenhar o pedido e humilhar o cliente. E sim mostrar o quanto somos preconceituosos pela simples 'força do hábito'.

Meu desejo?

Que um dia todas essas cores sejam socialmente estabelecidas como "normais para tom de pele" e eu possa usar esses gizes apenas para a sua verdadeira finalidade: pintar!

Tons de Pele em Bonecas Ideias e Retalhos por Dani Fressato
OBS.: apaguei a marca da caixinha porque a intenção aqui não é fazer propaganda de nenhum fabricante. Se você tem interesse em saber, escreva que eu informo por e-mail.

2 comentários:

  1. Olá seu blog é maravilhoso jah estou seguindo quando der visita o meu blog http://danielleartecroche.blogspot.com.br.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. ola Dani bom dia, adoro seu trabalho, muito lindo, parabéns gostaria de saber o nome da marca dos lápis acima,
    grata
    rosana3349@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho. Fico muito feliz com cada comentário que chega!
Caso queira infomações sobre produtos, apostilas e encomendas, envie um e-mail para dafressato@gmail.com
Com carinho, Dani Fressato